Colaborando de perto com o cliente, como sempre, a Bonfiglioli apresentou uma solução que envolveu a operação de vários módulos de transportadores de rolos, combinados para constituir a linha total. Cada grupo de motor/redutor/inversores controla 10 roletes para a parte mecânica e 2 fotocélulas para a parte elétrica. Esses sensores verificam a presença e o correto avanço dos paletes ao longo da esteira rolante. Uma característica importante da solução da Bonfiglioli é sua capacidade de se conectar diretamente com o inversor IP65, aproveitando assim a placa de E/S integrada a ele.
O estado das fotocélulas é passado ao PLC através da comunicação PROFINET, onde cada inversor é um nó Ethernet presente na rede. Graças a esta comunicação baseada em Ethernet com dados cíclicos e acíclicos, os dados operacionais do motor/redutor/inversor podem ser monitorados verificando qualquer anomalia em tempo real. O mesmo se aplica à absorção de corrente do motor, ao torque exigido pela carga e outros valores necessários para o correto monitoramento preditivo da unidade de transmissão de potência.
Do ponto de vista elétrico, isso permitiu obter uma redução nos custos globais do sistema, uma vez que o número de dispositivos na máquina é limitado, bem como uma diminuição nas horas de fiação. Para a montagem do inversor DGM Modular foi escolhida uma solução de parede, de forma a facilitar o acesso às partes eletrônicas em caso de problemas e garantir dimensões reduzidas. Ao mesmo tempo, o operador pode monitorar o status de cada unidade de rolo à distância, verificando o LED no inversor.
Ao todo, este sistema é composto por 70 grupos motor/redutor/inversor, proporcionando a oportunidade no futuro para o usuário final aproveitar a modularidade descrita acima para alterar o layout do sistema ou aumentar seu tamanho. Durante toda a fase de comissionamento do sistema, a equipe de Engenharia de Aplicação ao Cliente da Bonfiglioli trabalhou em sinergia com o escritório técnico da I.DE srl, garantindo assim o correto dimensionamento e escolha do grupo de motorredutores, bem como a correta configuração do DGM Modular parte eletrônica. Além disso, os engenheiros de software do cliente foram cuidadosamente treinados em detalhes sobre o software Bonfiglioli V PLUS DEC que gerencia o inversor e sua funcionalidade intrínseca, a fim de estabelecer o melhor equilíbrio operacional da aplicação.
Para atender aos requisitos acima, os seguintes componentes foram escolhidos e utilizados:
- um CP37, como redutor
- um MXN 10MA, como motor elétrico assíncrono trifásico
- um Modular DGM de 0,55 kW para a parte do inversor, com comunicação Profinet ao CLP e possibilidade de conexão de entradas/saídas digitais no próprio inversor.