A Bonfiglioli, depois de outro ano de recordes, apresenta-se na Bauma 2019 pronta para novos desafios tecnológicos e expansão.
2018 foi outro ano de recordes - o terceiro consecutivo - para a especialista em transmissões italiana Bonfiglioli, com uma receita total de 913 milhões de euros e um crescimento de aproximadamente 13% em relação a 2017.
Em termos de regiões, a ênfase mudou-se ainda mais para a China, Índia e os EUA. A Europa ainda é o mercado mais consolidado em termos de tendências em vários setores. As transmissões para equipamentos móveis geraram mais de 45% do faturamento total, enquanto as transmissões de turbinas eólicas representaram 13% do faturamento. As receitas restantes foram geradas por transmissões para aplicações industriais. Segundo Fausto Carboni, CEO do Grupo Bonfiglioli, “foi um ano muito empolgante; o plano de investimento trienal de 158 M€ e o forte compromisso da equipe global da Bonfiglioli suportaram um crescimento extraordinário e, ao mesmo tempo, proporcionaram uma base sólida para o desenvolvimento futuro em termos de tecnologias, processos e serviços.”
Quando se trata do setor de máquinas de construção, nos últimos 2 anos, a Bonfiglioli cresceu globalmente 6-7% mais veloz que outras empresas do mercado, confirmando-se como uma líder do mercado global nas tecnologias de engrenagens planetárias. EUA, China e Índia duplicaram as receitas nos últimos 2 anos. Adicionalmente ao seu padrão de qualidade altamente reconhecido, as chaves do sucesso são um portfólio de produtos mais amplo, adequado a uma ampla gama de aplicações, o desenvolvimento de soluções personalizadas de co-engenharia e a recente integração de O&K.
De fato, em 2018 a Bonfiglioli finalizou a aquisição de O&K Antriebstechnik GmbH em Hattingen, tornando-se na única proprietária da empresa alemã. A alavancagem na excelente complementaridade de produtos e mercado entre a Bonfiglioli e a O&K possibilitaram uma resposta de mercado muito eficaz e produziram sinergias operativas muito eficientes, desde que a Bonfiglioli assumiu a O&K Antriebstechnik GmbH no final de 2015. De fato, neste período, as vendas de todos os produtos da marca O&K impulsionaram-se de 36 milhões de euros de receitas consolidadas em 2015 para cerca de 71 milhões de euros em 2018. A tendência positiva deverá continuar em 2019, também graças ao design de novos produtos e mais eficientes e o desenvolvimento de novas aplicações nos campos marítimos e offshore.
Dezembro de 2018 teve outro desenvolvimento recente: A Bonfiglioli lançou a sua nova linha de produção amiga do ambiente para eletromobilidade em Forlì, na Itália, com uma área de cerca de 10 000 metros quadrados. Totalmente dedicada à produção de eixos elétricos para motopropulsores e transmissão de rodas de diferentes tamanhos, a nova linha de produção foi implementada com a adoção de uma ampla gama de tecnologias da Indústria 4.0 e concebida com alto nível de flexibilidade, resultando na capacidade de gerenciar 25 000 produtos por ano de todas as formas e tamanhos, com tempos reduzidos de configuração da máquina. De acordo com Marco Cesari, Gerente Geral da Unidade de Negócios das Indústrias de Mobilidade & Vento, “Esta expansão nos dá a oportunidade de suportar melhor nossos clientes com soluções inovadoras para veículos industriais e comerciais híbridos e elétricos. Decidimos empregar a melhor tecnologia da Indústria 4.0, para criar processos flexíveis e melhorar os padrões de qualidade e produtividade.”
Em 2018, de acordo com o lema da empresa italiana de gerenciamento familiar - Forever Forward -, a Bonfiglioli lançou uma nova fábrica em Chennai, na Índia. A recém construída instalação de 14 000 metros quadrados é adjacente à planta existente e está equipada com linhas de montagem de última geração, um centro de pesquisa e desenvolvimento global e laboratórios de teste que atendem aos mais altos padrões de qualidade e segurança. Com uma capacidade anual de 75 000 unidades, a Bonfiglioli pode gerenciar diretamente todos os novos e existentes mercados, também como os clientes nos setores todo-o-terreno, construção, mineração, agrícola e manipulação de materiais.
A estratégia de extensão continua em 2019 com EVO, a planta principal para tecnologia de motorredutores industrial com sede em Bolonha. Irá representar uma plataforma de transformação para o salto para os processos digitalizados em conformidade com as práticas recomendadas da Indústria 4.0. A EVO foi projetada em torno desses princípios, para uma revolução digital com o ser humano no centro da tecnologia, seguindo o treinamento digital da Bonfiglioli, o primeiro exemplo concreto na Itália de uma abordagem holística para o desenvolvimento de habilidades, juntamente com um curso de requalificação que inclui conteúdo técnico e cultural.
2019 será outro ano importante também para as novas tecnologias e soluções lançadas, começando da mais importante reunião pública para o setor de construção, a exposição Bauma em Munique, onde, além das tradicionais linhas de produtos, exibiremos as novas trações por lagartas elétricas para trituradores; as novas trações por lagartas e transmissões giratórias elétricas para miniescavadeiras; e duas novas soluções IIOT baseadas nas plataformas IIOT personalizadas da Bonfiglioli. A inovação mais notável entre os novos produtos é representada pelas transmissões contínuas variáveis ECGenius da Bonfiglioli, desenvolvidas em cooperação com a empresa canadense CVT Corp.