Construindo produtos sustentáveis com processos sustentáveis.
Bonfiglioli lançou sua nova linha de produção de eletromobilidade em Forlì, na Itália.
A nova unidade - que ocupa uma área de cerca de 10 000 metros quadrados - foi construída em 12 meses e é totalmente dedicada à produção de eixos elétricos para propulsores e transmissões de diferentes tamanhos. Também neste caso, a Bonfiglioli construiu esta nova instalação com uma abordagem amiga do ambiente, implementando medidas de poupança e geração de energia, como um edifício de classe energética A2, iluminação total a LED, um sistema fotovoltaico no topo do telhado (modo de autoconsumo), bem como um sistema de recuperação de calor por compressores, contribuindo para uma economia anual de aprox. 1 MWh, equivalente a mais de 300 TCO2
O edifício adicional está completamente integrado na planta existente, que já produz aprox. 300 000 produtos por ano. Com um total de 39 000 metros quadrados dedicados à produção, esta instalação já atende 200 clientes nas indústrias de construção, eólica, agrícola, marítima e de logística e intralogística, com um amplo portfólio de produtos incluindo transmissões de desvio e inclinação, tração às rodas, transmissões de esteira e transmissões giratórias e transmissões de guincho.
“Esta unidade nova e inovadora olha para o futuro e consolida um de nossos pilares estratégicos principais- o desenvolvimento de soluções de eletromobilidade - ao alavancar o já existente e antigo centro de competência que temos em Forlì, focado em equipamentos móveis”, afirma Fausto Carboni, CEO do Grupo Bonfiglioli.
“Esta expansão nos dá a oportunidade de melhor suportar nossos clientes com soluções inovadoras para veículos industriais e comerciais híbridos e elétricos. Decidimos colocar o melhor da tecnologia da Indústria 4.0 ao nosso serviço, a fim de criar processos flexíveis, melhorando os padrões de qualidade e produtividade.” acrescenta Marco Cesari, Gerente Geral da Businss Unit Mobility & Wind Industries.
A implementação das tecnologias da Indústria 4.0, desenvolvidas por meio de robôs colaborativos, AGV, sensores, sistemas de visão de máquina, sistemas interativos de instruções de trabalho e sistemas de conexão de dados completos, permite uma optimização extrema de todo o processo de produção. Os bancos de testes inovadores - como o teste de dupla vibração - garantem a consistência de um produto de alta qualidade.
A flexibilidade também tem sido um dos principais critérios com os quais a linha de montagem foi concebida, resultando na capacidade de gerenciar 25 000 produtos por ano, de 70 kg a 1200 kg, com tempos reduzidos de configuração das máquinas.